Certificação LPI-2 (201-202)
5ª edição • 2018
Autor: Luciano Antonio Siqueira
Número de páginas: 304
ISBN: 978-85-508-0220-6
A quinta edição do livro Certificação LPI-2 está atualizado para a versão 4.5 do exame para obtenção do Certificado LPIC-2 oferecido pelo LPI — Linux Professional Institute. Para obter essa certificação, é exigido do candidato saber como administrar um servidor de pequeno a médio porte que desempenhe funções de:
• Servidor de rede local: Samba, NFS, DNS, DHCP.
• Gateway para Internet: firewall, VPN, SSH, cache/proxy Web.
• Servidor de Internet: Servidores HTTP, FTP e email SMTP, POP3, IMAP.
Além disso, tópicos específicos para monitoramento e manutenção aprofundam áreas já abordadas na Certificação nível 1. Um conhecimento sólido sobre a operação do sistema na linha de comando é o ponto de partida para a Certificação LPI nível 2. Essa quinta edição do livro reflete as mudanças da versão 4.0 para a versão 4.5 do exame. Destacam-se as modificações nos métodos de carregamento do sistema, que passam a incluir a configuração do carregador de boot integrado ao padrão UEFI e o uso do systemd e seus comandos associados como alternativa ao init. Os novos recursos oferecidos pelo sistema de arquivos Btrfs também são abordados. Quanto aos serviços de rede, as novidades são a configuração do Samba como membro de domínio Active Directory e, em servidores de email, o foco passa ser o Postfix para SMTP e Dovecot para o acesso POP3/IMAP. Ambos devidamente configurados com certificados de segurança e acesso criptografado.
A leitura do livro, acompanhada da resolução dos exercícios em cada tópico e a prática dos conceitos listados nos objetivos detalhados do exame colocam o candidato em condições para um ótimo desempenho no exame para obter a certificação LPIC-2.
O livro Certificação LPI-2 pode ser adquirido nas melhores livrarias em todo Brasil.
Adquira o livro pela amazon.com.br
Sobre o autor
Luciano Antonio Siqueira é formado em Matemática Aplicada e Computacional pela USP e em Psicologia pela Unesp. Trabalha como autor e desenvolvedor em Software Livre, publicou diversos livros na área e já ministrou cursos de Certificação Linux no Brasil, Uruguai, Colômbia e Jamaica. O autor trabalha junto ao Linux Professional Institute na produção dos exames em português.
O Programa de Certificação LPI é:
- Formulado por uma comunidade de profissionais Linux, voluntários, fornecedores e educadores.
- Desafiador: se você não souber o assunto, não será aprovado.
- Acessível e disponível em milhares de centros de aplicação e em eventos especiais.
- De alta qualidade: baseado na avaliação crítica de diversos especialistas em Linux e emprega processos psicométricos científicos e reconhecidos.
- Neutro quanto a distribuição: Verifica o conhecimento em qualquer sistema Linux padrão.
- Relevante: Consulta milhares para determinar as habilidades que precisam ser testadas.
- Independente de centro de treinamento: incentiva a diversidade de métodos e abordagens para a preparação.
- Apoiado e patrocinado por um grande número de empresas e projetos Linux.
- Uma certificação que a comunidade Linux pode respeitar e se orgulhar.